Delfus

Retórica e argumentação

Enquadramento

Âmbito, níveis de estudo, abordagens, fundamentos conceptuais e importância do estudo da Retórica e Argumentação em contexto organizacional. 

Público-alvo

Todo tipo de público.

Duração do curso

30 horas 
A duração do curso e as horas administradas diariamente podem ser decididas pela entidade formadora, incluindo a decisão de módulos a administrar. 

Local de realização

Online / Presencial 

Objetivos

  • Reconhecer a dimensão retórica da comunicação humana; 

  • Ser capaz de utilizar as ferramentas de análise retórica aplicadas à comunicação e ao marketing; 

  • Analisar criticamente estratégias contemporâneas de retórica verbal e visual; 

  • Adquirir e desenvolver espírito crítico, de forma a determinar com argúcia o argumento, o raciocínio e o uso de meios de prova; 

  • Dominar as ferramentas teóricas e os métodos envolvidos na compreensão, análise e avaliação dos argumentos; 

  • Evitar falácias aquando de discussões teóricas;  

  • Ser capaz de reconhecer com nitidez os pontos de vistas dos outros e defender as suas próprias posições/teses; 

  • Desenvolver a excelência na avaliação dos argumentos, através da razoabilidade das reações ou a plausibilidade dos argumentos usados em vários tipos de discurso; 

  • Produzir discursos que seguem uma estrutura argumentativa com base em pesquisas. 

Conteúdos

Módulo 1: Introdução ao estudo da Retórica

  • Retórica: uma disciplina clássica 

  • Panorama do estudo da retórica: escolas, teorias e autores 

  • Ethos, pathos e logos 

  • Argumentação e Falácias 

Módulo 2: Retórica e Oratória

  • A oratória: a arte de bem falar em público 

  • A voz: colocação, dicção, pausas, ritmo e entoação 

  • A importância da comunicação não-verbal 

  • Estudo de casos 

  • Debates e argumentação 

Módulo 3: Retórica Visual

  • Mensagem Fotográfica e Retórica da Imagem: Roland Barthes 

  • Retórica da Publicidade: Jacques Durand 

  • Introdução à Análise da Imagem: Martine Joly 

  • Mensagem Icónica, Plástica e Linguística 

Módulo 4: Retórica e Comunicação Política

  • Retórica e Outdoors 

  • Tipos de Propaganda 

    • Leis da Propaganda e da Contrapropaganda 

  • O debate político 

  • Retórica e redes sociais