Retórica e argumentação
Enquadramento
Âmbito, níveis de estudo, abordagens, fundamentos conceptuais e importância do estudo da Retórica e Argumentação em contexto organizacional.
Público-alvo
Todo tipo de público.
Duração do curso
30 horas
A duração do curso e as horas administradas diariamente podem ser decididas pela entidade formadora, incluindo a decisão de módulos a administrar.
Local de realização
Online / Presencial
Objetivos
Reconhecer a dimensão retórica da comunicação humana;
Ser capaz de utilizar as ferramentas de análise retórica aplicadas à comunicação e ao marketing;
Analisar criticamente estratégias contemporâneas de retórica verbal e visual;
Adquirir e desenvolver espírito crítico, de forma a determinar com argúcia o argumento, o raciocínio e o uso de meios de prova;
Dominar as ferramentas teóricas e os métodos envolvidos na compreensão, análise e avaliação dos argumentos;
Evitar falácias aquando de discussões teóricas;
Ser capaz de reconhecer com nitidez os pontos de vistas dos outros e defender as suas próprias posições/teses;
Desenvolver a excelência na avaliação dos argumentos, através da razoabilidade das reações ou a plausibilidade dos argumentos usados em vários tipos de discurso;
Produzir discursos que seguem uma estrutura argumentativa com base em pesquisas.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução ao estudo da Retórica
Retórica: uma disciplina clássica
Panorama do estudo da retórica: escolas, teorias e autores
Ethos, pathos e logos
Argumentação e Falácias
Módulo 2: Retórica e Oratória
A oratória: a arte de bem falar em público
A voz: colocação, dicção, pausas, ritmo e entoação
A importância da comunicação não-verbal
Estudo de casos
Debates e argumentação
Módulo 3: Retórica Visual
Mensagem Fotográfica e Retórica da Imagem: Roland Barthes
Retórica da Publicidade: Jacques Durand
Introdução à Análise da Imagem: Martine Joly
Mensagem Icónica, Plástica e Linguística
Módulo 4: Retórica e Comunicação Política
Retórica e Outdoors
Tipos de Propaganda
Leis da Propaganda e da Contrapropaganda
O debate político
Retórica e redes sociais