Identidade, imagem e reputação
Enquadramento
Âmbito, níveis de estudo, abordagens, fundamentos conceptuais e importância do estudo da Identidade, da Imagem e da Reputação em contexto organizacional.
Público-alvo
Responsáveis de Marketing e Comunicação; Profissionais da Comunicação, Gestores de redes socais, Relações Públicas de qualquer tipo de organização; Chefias Intermédias; Gestão de Topo.
Duração do curso
30 horas
A duração do curso e as horas administradas diariamente podem ser decididas pela entidade formadora e/ou empresa, incluindo a decisão de módulos a administrar.
Local de realização
Online / Presencial
Objetivos
Aplicar os conhecimentos adquiridos na criação da Identidade e gestão da Imagem e Reputação;
Atuar de forma eficaz na gestão da Imagem e Reputação;
Saber atuar na criação de Identidade e Marca Institucional;
Identificar os principais critérios para gerir a Imagem e Reputação da Organização.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução – Contextualização e abordagens ao estudo da Identidade Organizacional
Contextualização e abordagens ao estudo da Identidade
Identidade na Contemporaneidade
Conceito inicial da Identidade
A dinâmica inicial da Identidade: um processo por etapas
Perspetivas e abordagens ao conceito
Razões para o aumento do interesse pelo tema
Integração dos conceitos de Identidade
Funções da Identidade Organizacional
Identidade um conceito inclusivo
Identidade e Comunicação Estratégica
Módulo 2: O processo de formação da Identidade Organizacional
Importância da Identidade
Identidade em contexto organizacional
O modelo de Scheinsohn, D.
O mix de Identidade
Módulo 3: Expressão da Identidade
Identidade e Comunicação
Identidade e Comportamentos
Identidade e Simbologia
Módulo 4: Identidade e Marca Institucional
A Marca como fenómeno multidimensional
A marca institucional como expressão de identidade e ativo intangível estratégico
Módulo 5: Identidade, Imagem e Reputação
Inter-relação e interdependência entre Identidade, Imagem e Reputação
Identidade e Marca
Imagem: A aferição da imagem
Reputação: A gestão da Reputação