Delfus

Identidade, imagem e reputação

Enquadramento

Âmbito, níveis de estudo, abordagens, fundamentos conceptuais e importância do estudo da Identidade, da Imagem e da Reputação em contexto organizacional. 

Público-alvo

Responsáveis de Marketing e Comunicação; Profissionais da Comunicação, Gestores de redes socais, Relações Públicas de qualquer tipo de organização; Chefias Intermédias; Gestão de Topo. 

Duração do curso

30 horas  
A duração do curso e as horas administradas diariamente podem ser decididas pela entidade formadora e/ou empresa, incluindo a decisão de módulos a administrar. 

Local de realização

Online / Presencial 

Objetivos

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na criação da Identidade e gestão da Imagem e Reputação; 

  • Atuar de forma eficaz na gestão da Imagem e Reputação; 

  • Saber atuar na criação de Identidade e Marca Institucional; 

  • Identificar os principais critérios para gerir a Imagem e Reputação da Organização. 

Conteúdos

Módulo 1: Introdução – Contextualização e abordagens ao estudo da Identidade Organizacional

  • Contextualização e abordagens ao estudo da Identidade 

  • Identidade na Contemporaneidade 

  • Conceito inicial da Identidade 

  • A dinâmica inicial da Identidade: um processo por etapas 

  • Perspetivas e abordagens ao conceito 

  • Razões para o aumento do interesse pelo tema 

  • Integração dos conceitos de Identidade 

  • Funções da Identidade Organizacional 

  • Identidade um conceito inclusivo 

  • Identidade e Comunicação Estratégica 

Módulo 2: O processo de formação da Identidade Organizacional

  • Importância da Identidade 

  • Identidade em contexto organizacional 

  • O modelo de Scheinsohn, D. 

  • O mix de Identidade 

Módulo 3: Expressão da Identidade

  • Identidade e Comunicação 

  • Identidade e Comportamentos 

  • Identidade e Simbologia 

Módulo 4: Identidade e Marca Institucional

  • A Marca como fenómeno multidimensional  

  • A marca institucional como expressão de identidade e ativo intangível estratégico 

Módulo 5: Identidade, Imagem e Reputação

  • Inter-relação e interdependência entre Identidade, Imagem e Reputação 

  • Identidade e Marca 

  • Imagem: A aferição da imagem 

  • Reputação: A gestão da Reputação